top of page

Hidrologia I

  • Foto do escritor: Rhama Analysis
    Rhama Analysis
  • 21 de mar. de 2008
  • 2 min de leitura

O ensino e a pesquisa de Hidrologia tem passado por várias transformações. Quando publicamos em 1993 o livro “Hidrologia : Ciência e Aplicação” e depois atualizamos alguns dos capítulos anos depois, tínhamos como objetivo apresentar a Hidrologia voltada para o ensino tradicional de várias graduações, além de ser utilizado na pós-graduação. Tenho usado o livro na pós-graduação para complementar o conhecimento da graduação, ampliando aspectos dos capítulos (atualmente em aulas específicas). O livro já atingiu mais de 11 mil cópias vendidas. A atualização de um texto desta dimensão (quase mil páginas) com vários autores tem sido um desafio. Como ainda não conseguimos este feito, pretendo neste espaço, colocar uma série de comentários sobre alguns capítulos, juntamente com material complementar que desenvolvemos. Este é o primeiro texto da série.

Espero que isto ajude os alunos e leitores que prestigiam este livro desde o seu lançamento. Gostaria de receber comentários e correções dos capítulos do livro.

O nosso objetivo de curto prazo é lançar um livro complementar com texto teórico reduzido, mas com maior quantidade de exercícios sobre o assunto, tratando mais dos aspectos práticos de hidrologia, necessário a Gestão de Recursos Hídricos e ao Planejamento e Projeto.

O ensino de hidrologia na graduação ocorre em disciplinas específicas ou inseridas dentro outras disciplinas principalmente em engenharia civil, sanitária e ambiental na agronomia e na geografia. A ênfase do conteúdo está relacionada com a graduação no qual está inserida e muitas vezes o quanto professor conhece cada capítulo. Na pós-graduação observa-se este conhecimento não é tratado em algumas áreas de recursos hídricos, o que limita muito a capacidade da análise integrada da água. Infelizmente a graduação e parte da pós-graduação brasileira tem sido medíocre em matemática, estatística e línguas (herança de um desastre decidido na década de 70 pelos nossos educadores), com a formação muitas vezes centrada em regras de reproduzir conhecimento (”receitas de bolo”) do que seu real entendimento.

Em Hidrologia mais do que entender os processos para dar respostas, pois o universo de análise e resultado é infinito, é necessário entender que existem três fatores fundamentais: (a) a quantidade de informações; (b) o menu de métodos disponíveis; (c) e a finalidade do seu resultado. Geralmente em muitas disciplinas do conhecimento o profissional projeta o seu sistema e não necessita do primeiro item, somente dos dois restantes (por exemplo, a viga de um edifício) . O que diferencia as ciências naturais e a engenharia relacionada, é que antes de tudo é necessário entender o sistema no qual se assentam os desenvolvimentos, para buscar um resultado adequado ambientalmente. Portanto, não existe “regra de bolo”, mas soluções consistentes de problemas que se baseiam em entendimento dos sistemas e do conjunto de métodos disponíveis que também variam de acordo com os objetivos. O melhor uso destas informações é que nos torna um profissional qualificado.

Informação: O livro que publicamos em 1995 entitulado “Drenagem Urbana”, está esgotado e temos recebido várias demandas. O livro necessita também de atualização e as editoras não pretendem imprimir cópias deste livro. Neste sentido a cópia eletrônica (CD) do mesmo será comercializada através do site da Rhama.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


Inscreva-se na nossa Newsletter

bottom of page