Ciência e Clima: diretora da Rhama Analysis participou de pesquisa histórica da FAPESP sobre a Amazônia
- Rhama Analysis
- 10 de nov.
- 1 min de leitura
A diretora de Meteorologia da Rhama Analysis, Maria Assunção Dias, foi uma das pesquisadoras que integraram e coordenaram, entre 1998 e 2010, o projeto Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), um marco na história da ciência climática brasileira.
A pesquisa, apoiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), teve como objetivo compreender como o sistema amazônico influencia o clima do Brasil e do planeta. Os estudos trouxeram dados inéditos sobre a troca de energia, umidade e carbono entre a floresta e a atmosfera, ampliando o conhecimento sobre a importância da Amazônia para o equilíbrio climático global.
Hoje, como diretora da Rhama Analysis, Maria Assunção leva essa experiência científica para o campo aplicado da meteorologia operacional e da análise climática, conectando a pesquisa acadêmica às soluções que apoiam gestão ambiental, monitoramento e tomada de decisão em tempo real.

O conteúdo completo dessa trajetória, e o papel de pesquisadores brasileiros na construção desse legado científico, pode ser explorado na exposição virtual “Ciência na Amazônia”, criada pelo Centro de Memória da FAPESP.
🔗 Acesse o conteúdo completo da FAPESP: https://centrodememoria.fapesp.br/exposicoes/ciencia-na-amazonia/capitulo-2/
À medida que a COP30 reúne lideranças globais para debater o futuro do clima, estudos como o LBA ganham novo destaque e reforçam o compromisso da ciência brasileira e de profissionais como Maria Assunção em construir caminhos sustentáveis para o planeta.
Saiba mais sobre nossas soluções em meteorologia e análise climática clicando aqui
___
Equipe de Comunicação Rhama Analysis