top of page

Trecho de vazão reduzida: avaliação

  • Foto do escritor: Rhama Analysis
    Rhama Analysis
  • 5 de abr. de 2012
  • 1 min de leitura

Nesta semana concluímos a sequência de textos sobre Trecho de vazão reduzida de hidrelétricas com uma metodologia de avaliação. Esta avaliação passa pelos seguintes elementos:

1. Usos da Água: Os usos da água que podem ser afetados são os usuais: abastecimento de água de população, irrigação, hidrelétrica, navegação ou recreação. O efeito pode ser pela redução de disponibilidade no trecho; 2. Qualidade da água: A qualidade da água pode ser afetada pela combinação de alteração do escoamento e nível no tempo e espaço e a entrada de carga poluente, ou alteração das condições do trecho afluente; 3. Condições Ambientais: as condições ambientais dependem das alterações de vazões e os potenciais impactos resultantes quanto ao seguinte: icitiofauna, criadouros e na mata ciliar do curso d’água, entre outros; 4. Aspectos Econômicos e Sociais: elementos econômicos e sociais de áreas limítrofes como: redução de acesso a água, navegação e acesso; divisão de propriedades, entre outros. 5. Condicionantes ambientais, Cênicos e paisagísticos: Os aspectos que envolvem áreas de conservação ou proteção ambiental devem ser verificados. Os condicionantes naturais existentes de grande valor cênico e paisagísticos relacionados com o interesse público e turístico devem também ser examinados.

Um dos itens principais é o de avaliação ambiental e tem sido tratado, como discutido nos artigos anteriores apenas dentro do contexto de vazão mínima.

O consenso internacional indica a necessita de avaliar o hidrograma e seus principais componentes retratados pelas: vazões mínimas, pulso de inundação e vazões máximas. A primeira representam as estiagens, o seguinte as inundações frequente e os últimos as inundações maiores.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


Inscreva-se na nossa Newsletter

bottom of page