Cabeceira do rio Nilo
- Rhama Analysis

- 10 de dez. de 2007
- 1 min de leitura
Visitei Uganda na semana passada onde fica o Lago Vitória, nascente do rio Nilo (6400 km do mar). O Lago Vitória encontra-se próximo do Equador, em altitude pouco acima de 1000 m. É o segundo lago do mundo com cerca de 70 mil km2, representando quase toda a sua bacia. No balanço do lago um pouco mais de 80% da água é obtida da diferença entre Precipitação menos evaporação.
Até a década 40 o Lago tinha uma saída natural, quando em 1947 iniciou a construção de uma barragem de energia (Owen Dam, atualmente Kiira) que mudou a saída do lago para comportas e turbinas. Esta barragem fica a jusante do local que restringia anteriormente o escoamento (que foi dinamitado) e permitiu a existência do Lago.
Em 1862 John Hanning Speke identificou a queda da nascente do Nilo (logo após a saída natural do Lago) e denominou de “Rippon Falls” nome do presidente da Socidedade Royal de Londres. (foto 2 do Obelisco do lugar e foto 1 a vista do rio). Nos próximos dias vou colocar mais algumas informações adicionais sobre esta região.



Comentários