Dia Mundial da Água 2017: Águas residuais
- Rhama Analysis

- 22 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Sabe-se que a água, além de valiosa à vida, possui inúmeros usos dentro da estrutura social e econômica da sociedade. Visando ampliar a discussão sobre a importância da preservação da água para a vida no planeta, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de dezembro de 1992, instituiu, através da resolução A/RES/47/193, o Dia Mundial da Água como sendo o dia 22 de março de cada ano. A data, comemorada a partir de 1993, tem como objetivo focar a atenção em temas pertinentes ao presente e ao futuro das águas doces no planeta, propiciando discussões sobre uma gestão sustentável dos recursos hídricos. A cada ano, a entidade responsável pela coordenação dos trabalhos de água e saneamento das Nações Unidas, a UN-Water, escolhe um tema para o Dia Mundial da Água¹. Para o ano de 2017, o tema escolhido foi “águas residuais” (wastewater).
Segundo o site oficial do “World Water Day”, um dos objetivos desta edição é garantir disponibilidade, gestão sustentável da água e saneamento a todos até 2030 e reduzir pela metade a proporção de águas residuais não tratadas, buscando deste modo aumentar a reutilização segura da água. Atualmente, segundo a ONU, mais de 80% de todas as águas residuais do mundo retornam à natureza sem tratamento, o que contribui para a poluição do meio ambiente.
O termo “água residual” pode ser definido como todo o volume de água que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial (o popular “esgoto”). Essas águas possuem um grau de impureza que varia de acordo com o uso a qual foram submetidas, mas que geralmente contém agentes contaminantes e prejudiciais ao meio ambiente e aos seres vivos. Segundo um estudo da Trata Brasil de 2015<1>, que utilizou dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2014), 17,5% da população brasileira ainda não é atendida com abastecimento de água tratada. Este número representa mais de 35 milhões de pessoas. Os índices de coleta e tratamento de esgoto variam de região para região. Em 2013, de todo o esgoto gerado no Brasil, somente 48,6% era coletado e, do total, apenas 39% era tratado<2>.
O Dia Mundial da Água é uma oportunidade de aprender mais, refletir sobre os problemas que envolvem a água e promover debates com a sociedade, a fim de tomar atitudes que façam a diferença e promovam o uso racional de água.

Comentários