Ainda sobre as inundações
- Rhama Analysis

- 25 de jul. de 2010
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jul.
Na semana passada falamos das inundações do Nordeste e toda a semana poderia discutir outros eventos como os do Sul do Brasil desta semana, inundações da China e o rompimento da barragem que ocorreu em Iowa, Estados Unidos neste final de semana (veja resumo abaixo). É importante ressaltar que estas inundações ribeirinhas fazem parte da natureza e que a ação do homem é que faz com que agravem o problema, geralmente devido ao seguinte:
•Construções de barragem, diques e obras que entram em colapso e podem aumentar o pico. Como é o caso desta semana em Iowa ou mesmo as pequenas barragens que romperam em Alagoas nas últimas semanas. No entanto, o efeito de barragens ocorre logo à jusante quando o volume e a altura da barragem são importantes, que não parece ter sido o caso das ocorridas no Nordeste; •Ocupação do leito de inundação pela população ficando vulnerável a estes problemas; •Aumento da vazão pela urbanização e canalização; •As mudanças climáticas é ainda uma questão discutível, mas poderia estar aumentando a freqüência.
É normal buscar culpados por um evento com prejuízos e mortes, mas pior é continuar inerte sem preparar nenhuma prevenção. Portanto, se for necessário culpar alguém culpe a falta de prevenção da nossa sociedade organizada. No caso de Iowa que ocorreu neste sábado, a prevenção foi importante para diminuir os prejuízos, veja as matérias nos sites destacados abaixo.
Eventos na China – nas últimas semanas as enchentes têm forçado 100 mil pessoas deixarem suas casas, 742 pessoas já morreram e 367 estão desaparecidas e 120 milhões afetadas, com custos até o momento de 22 bilhões de dólares. A barragem de Três Gargantas (funcionando há 4 anos), a maior hidrelétrica em capacidade de geração do mundo elevou-se a 158 m (17 m abaixo da cota máxima) e com as comportas abertas, depois de reduzirem as vazões para jusante com armazenamento. Esta e a pior cheia depois de 1998 quando 4 mil pessoas morreram. Os números na China são sempre grandes, mas muito impactantes. Veja o vídeo abaixo
IOWA Estados Unidos – No rio Maquoketa ondas passaram por cima da Barragem de Delhi que levou ao seu colapso neste sábado dia 24. Foi consequencia de fortes chuvas. As cidades a jusante foram evacuadas, o que reduziu seu impacto sobre a população. (Veja os vídeos abaixo). No caso americano não são citadas mortes em função da prevenção!
http://www.accuweather.com/video/248171505001/actual-video-of-the-dam-break-in-iowa.asp http://www.casttv.com/ext/qp11k7


Comentários